Bem vindo

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MEDICAMENTO PARA OSTEOPOROSE(RESIDRONATO), POSE SER USADO CONTRA DOENÇAS DOS OSSOS FRÁGEIS


Pesquisadores britânicos anunciaram a descoberta de que um remédio usado no combate à osteoporose pode ser aproveitado no tratamento da síndrome dos ossos de vidro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela "BBC Brasil".
A síndrome dos ossos de vidro é uma doença que, como o nome já indica, fragiliza a estrutura óssea do corpo humano, causando fraturas e rompimentos em grande número. As crianças e os adolescentes são os mais afetados pelo mal.
Cerca de 50 crianças participaram dos testes em um hospital no norte da Inglaterra. A administração de uma dose de 2mg de risedronato reduziu o risco de fraturas nos pequenos.
Os especialistas estão crentes de que a descoberta pode gerar uma alternativa mais barata e eficiente no combate à síndrome. O médico Nick Bishop, um dos integrantes da pesquisa, confirmou que os resultados foram positivos: "Queríamos ver se é possível reduzir o número de internações por causa da doença, e todas as crianças que participaram dos testes apresentaram menos fraturas".
A síndrome, que também é chamada de "osteogenesis imperfecta", é genética, hereditária e acompanha um indivíduo desde o nascimento.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Novo medicamento para fibromialgia: Lyrica


Fibromialgia, enfermidade que causa fadiga crônica, dores musculares difusas e rigidez, finalmente conta com um tratamento eficaz. 
A pregabalina, de nome comercial Lyrica, produzida pelo laboratório Pfizer, foi aprovada pelo Food and Drug Administrator nos Estados Unidos no meio de 2007 e trata-se da melhor opção existente na atualidade para o tratamento dos sintomas da Fibromialgia.
Sabidamente, a Fibromialgia é uma doença incapacitante que até o momento não possui cura ou tratamento definitivo. A pregabalina conseguiu demonstrar em um estudo,a redução em mais de 50% da dor em 29% dos pacientes que a utilizaram em monoterapia (ou seja, sem uso concomitante de outras medicações), comparado a apenas 13% dos pacientes que utilizaram placebo.

Se olharmos o número absoluto (29%), podemos ver que somente um terço dos pacientes que tomaram a medicação tiveram benefícios, mas é importante salientar que o tratamento da Fibromialgia não é feito somente com uma medicação. É necessário que os pacientes mantenham-se em um programa de reabilitação física, com acompanhamento psicológico ou psiquiátrico além de outras medicações para a dor.
Além do tratamento da Fibromialgia, o Lyrica também pode ser utilizado para o tratamento de dor neuropática periférica, como aquela que acontece em diabéticos ou secundária ao herpes zoster e da dor neuropática central, como aquela sentida por pacientes com lesão da medula espinhal. Ainda é passível de ser utilizado em pessoas com crises convulsivas parciais como complemento ao tratamento anti-epilético já em uso, quando este não está sendo eficaz. Ainda, é útil nos casos de ansiedade generalizada, já que trata-se também de um bom estabilizador do humor.
É importante ressaltar que é uma medicação de uso controlado e só pode ser obtida após consulta e prescrição médica. Dúvidas sobre o tratamento, a dose atual para utilizar e outras dúvidas devem ser tiradas com o seu médico no momento da consulta.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dia do Farmacêutico

Parabéns a todos os amigos profissionais!!!!

Não foi fácil chegar até aqui....eu sei...
Muito estudo,muitas horas sem dormir,muitos finais de semana em casa,muitas festas perdidas.
Mas valeu a pena,estamos aqui formados,trabalhando por um presente e futuro melhores.
Nossa profissão não é muito reconhecida ,mas vamos chegar lá!!!
Mas acreditem teve tempos piores.
Quando me formei recebi propostas para "assinar" pela fármacia e ficar em casa,pois farmacêutico dentro da drogaria ,para o dono do negócio era prejuízo,como que ele iria vender os remédinhos dele sem a receita sendo que o farmacêutico estava presente?
Mas posso afirmar que nunca aceitei um negócio deste,desde que me formei batalho por um emprego que mostre reconhecimento pela profissão farmacêutica, e hoje posso dizer que estou feliz.
Muita coisa já mudou,e ainda tem muito mais pela frente!!!
A todos os farmacêuticos,parabéns pelo seu dia!!!!


Paciência

"Não é fácil ter paciência diante dos que tem excesso de paciência".

Tem dia que estou muito a fim de trabalhar e outros que morro de preguiça,será que todos são assim?
Bom eu não sei, mas acho que isso é normal.
Amo minha profissão,sou farmacêutica,mas há dias que não tenho paciência com meus clientes.
Eles já chegam nervosos sem ao menos dizer boa tarde ou boa noite!!!
Vão logo enfiando a receita na sua cara como se fôssemos empregados,isso me irrita profundamente....
Alguns com mais poder aquisitivo,se acham ,se sentem os reis,mandam como se fôssemos serviçais....
Outros muito pobres sem nenhum conhecimento,não sabem nem falar...
Também existem clientes que querem que nós saibamos o medicamento ,pela cor do comprimido...eu mereço...outros pela cor da caixa.....
O consumidor tem lá as suas razões,mas é sempre bom se colocar no lugar das outras pessoas para ao menos sentir um pouco o que passamos....